SOBRE TABOQUINHAS


 
    Dia de Corpus Christi.
O Distrito de Taboquinhas está localizado a 28 km da Sede Itacaré e já foi o centro nervoso de todo o município. Quando ainda não se falava em turismo e a base da economia era a cultura do cacau, Taboquinhas era vista e vivida como a verdadeira sede do município. Com a derrocada da lavoura e o avanço do turismo, os negócios passaram a estar mais ligados à Sede, localizada à beira mar.

turismo de aventura tem tido um papel preponderante tanto no desenvolvimento de Taboquinhas, quanto na integração do município. Afinal, tem sido através dele que, a cada ano, mais e mais turistas passam por ali, ávidos por doses maciças de adrenalina. É o caso do Rafting, da tirolesa, do duck e tantas outras possibilidades.


A natureza em Taboquinhas dá sinais de vigor tão intensos quanto aqueles que podem ser observados das praias e trilhas mais próximas ao mar. Graças à cultura do cacau – é preciso de sombra para seu cultivo, a Mata Atlântica foi intensamente preservada. 

Antigas fazendas começam a abrir suas porteiras e alargar seus horizontes. Ainda é possível apreciar construções incríveis – antigos casarões, sedes de fazendas – datadas de mais de 300 anos atrás.

Afinal, a praga da Vassoura de Bruxa também acabou tendo um lado positivo mostrando, na prática, que é possível integrar lavoura, turismo e conservação. Aliás, é também impossível tratar deste assunto sem mencionar Rua de Palha, Água Fria e toda a zona rural. Taboquinhas é o acesso para tudo isso.

EM TABOQUINHAS TAMBÉM FAZ FRIO!


É isso mesmo. Os invernos são marcados por quedas bruscas de temperatura. Sorte que também é a época das Festas Juninas, que com suas fogueiras e licores aquecem nossos corpos e almas. Além das tradições mais corriqueiras ligadas a estas festas, em Taboquinhas acontece a quadrilha “Rosa e Rosinha”, onde eles são elas e elas são eles – todos devidamente caracterizados e divertidíssimos.

Outra festa importantíssima e muito esperada pelos moradores é a comemoração do padroeiro – Bom Jesus, que acontece no dia 6 de agosto. Apesar do cunho absolutamente religioso, com direito a procissão pelas principais ruas, a festa também tem espaço para muita diversão, comida e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! USE COM CUIDADO. O USO INCORRETO DESSES RECURSOS PODE TE PREJUDICAR JUDICIALMENTE.